sábado, 2 de junho de 2018

Flexibilização Organizacional, Descentralização Vertical e Horizontal e Qualidade Total


5 - Flexibilização Organizacional, Descentralização Vertical e Horizontal e Qualidade Total

Mudança Organizacional: São as mudanças de gestões antes com uma hierarquia rígida(taylorismo) passando pela gestão toyotista de produção enxuta e qualidade total para agora uma gestão mais flexível, onde se dá mais liberdade, autoridade e responsabilidade ao trabalhador, buscando sempre a qualidade dos produtos e serviços.
Empowerment: é dar autonomia aos colaboradores. É a delegação de poder ao funcionário – gerando maior autoridade e aumento de responsabilidade. Trabalho em equipe e busca pela melhoria contínua (qualidade).

Flexibilização Organizacional: crença de que oferecendo condições mais flexíveis para seus profissionais, estes terão um rendimento mais satisfatório em seus cargos. Na gestão flexível as empresas funcionam com um quadro de pessoal mais enxuto, com menor número de níveis hierárquicos, terceirizações e com o desenho organizacional baseado em processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Estrutura orgânica, flexível e em rede.
Centralização: Quando a autoridade é apenas dos gerentes do topo da hierarquia. Tem maior controle das decisões e alinhamento dos objetivos organizacionais.
Descentralização: quando a autoridade é delegada a todos os níveis. Promove flexibilidade e empowerment. Reduz o custo de comunicação e distribuição de informação, porém tem custos de incentivos. Agiliza decisões, faz do trabalhador um agente participativo
Decentralização Vertical: Delega poder de cima para baixo na hierarquia. Descentralização horizontal: o poder é disperso entre departamentos. Decentralização Seletiva: Delegação de poder para vários lugares e para diferentes decisões. Descentralização Paralela: Delegação de poder para um mesmo lugar dentro da organização.
Estrutura funcional: organizada de acordo com as áreas funcionais de uma empresa, em que para cada setor há uma chefia. Vantagem aprendizado, desvantagem muitos chefes
Estrutura Divisional: organizada por meio de unidades semiautônomas, que trabalham no desenvolvimento de diferentes produtos e serviços. Vantagem descentralizada, desvantagem exige alto grau de coordenação.
Estrutura matricial: estrutura multidimensional. Hierarquia por processos e hierarquia tradicional. Vantagem gerente possui uma visão total do objetivo, desvantagem 2 chefes por equipe o de projeto e o tradicinal – pode levar a conflitos.
Estrutura em rede: macroestrutura formada por várias organizações que trabalham conectadas a um escritório principal. Vantagem: sua estrutura enxuta proporciona mais competitividade global e flexibilidade na força de trabalho. Desvantagem: com a falta de um controle local, há mais risco de atraso e falta de qualidade na execução de serviços (segundo a professora a estrutura é orgânica)

Qualidade Total: possibilita a criação de vantagens competitivas. É combinar métodos de controle estatístico com um comprometimento cultural e a busca do aprimoramento que eleve a produtividade e diminua os custos. Juran diz: os produtos não podem ter defeitos e suas características devem atender as necessidades dos clientes (e stakeholders), Ausência de defeitos. Crosby é a conformidade com os requisitos/ exigências. Busca Zero defeitos. Deming : foco na estatística de qualidade (Plan, Do , Check and Action), ciclo da melhoria contínua participação dos funcionários para traçar melhorias. Feigenbaum qualidade como tarefa de todos. Os funcionários devem parar a produção ao perceber erros. Ishikawa qualidade em todas as suas manifestações possíveis. Taguchi círculos de qualidade com participação total dos funcionários, diagrama espinha de peixe. Relação preço, qualidade e seu equilíbrio. Maior qualidade com menor custo.

Trade-off: situação onde ocorre conflito de interesse

Praticas: Case Facebook, case IBM, case Morning Star

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter

Nenhum comentário:

Postar um comentário