sexta-feira, 1 de junho de 2018

Processo decisório e a Racionalidade Limitada, O Conceito de Eficácia e Definição dos Objetivos Organizacionais


4 - Processo decisório e a Racionalidade Limitada, O Conceito de Eficácia e Definição dos Objetivos Organizacionais

Processo decisório: permite a solução de problemas ou o defrontamento com situações. Parte do modelo racional de tomada de decisão é o processo utilizado pelos administradores para tomar decisões que maximizem os resultados da empresa, ou seja, Processo decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância.
Decisões programadas: são aquelas que apresentam soluções para problemas rotineiros.
Decisões não programadas: são aquelas que apresentam soluções específicas através de um processo não estruturado para resolver problemas. A resolução desses problemas sempre envolverão riscos e incertezas. Etapas do processo decisório:
1.      Percepção da situação que envolve algum problema;
2.      Análise e definição do problema;
3.      Definição dos objetivos;
4.      Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;
5.      Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos;
6.      Avaliação e comparação das alternativas;
7.      Implementação da alternativa escolhida..

Racionalidade Administrativa: Esta racionalidade seria a busca por uma lógica meio-fim, voltada para a escolha dos meios adequados para se alcançar as finalidades preestabelecidas pelas organizações. Importante para o alcance dos fins ou objetivos, com o intuito de obter os melhores resultados.
Racionalidade Limitada: é impossível acreditar ou demonstrar que existem decisões ótimas, perfeitas, existem sim decisões que serão mais satisfatórias, e estas são limitadas pelo próprio pensamento humano, é baseada em informações inadequadas, limitações de tempo e recursos para análises mais completas, além de restrições de memória, inteligência e percepção da informação disponível. Só se toma decisões com base no que se conseguiu perceber e compreender, podendo deixar fugir algumas outras informações.

Eficácia: Fazer as coisas certas, tendo os objetivos alcançados. Foco nos fins. É a medida normativa do alcance dos resultados organizacionais. Verifica-se, se os objetivos organizacionais foram alcançados.
Efetividade: é a capacidade de promover os resultados desejados, através do método de execução, independentemente das falhas de orientação e especificação dos objetivos. Produz mudanças duradouras e significativas aos beneficiários. É fazer o que tem que ser feito da maneira correta de se fazer (eficácia + eficiência). Fazer o que tem que ser feito tendo capacidade de atingir objetivos utilizando bem os recursos disponíveis.

Objetivos Organizacionais: é a situação que a organização deseja alcançar (futuro - visão). É a razão da existência da empresa (finalidade da organização - missão). Os objetivos organizacionais apresentam: Consistência, foco em resultados, específico, mensurável e objetivo, ser possível/ atingível, tem data ou tempo determinado de ocorrência (em alguns casos). Os objetivos são definidos internamente pela organização e compreendem a visão e a missão da organização.

Síntese aula 4
Processo decisório: permite a solução de problemas ou o defrontamento com situações. O tomador de decisões para alcançar os seus objetivos estabelece preferências e formula estratégias para conseguir obter um resultado satisfatório ou não. Racionalidade Administrativa: Tudo é planejado e orientado para se alcançar os objetivos da melhor maneira e obter os melhores resultados. Racionalidade Limitada: tomada de decisão limitada, falta de informações, tempo e recursos e de habilidades do tomador de decisão. Só se toma decisões com base no que se conseguiu perceber e compreender, podendo deixar fugir algumas outras informações. Eficácia: Fazer as coisas certas. Foco nos fins. É atingir as metas. Efetividade: É a capacidade de promover os resultados desejados, através do método de execução, independentemente das falhas de orientação e especificação dos objetivos. Produz mudanças duradouras e significativas aos beneficiários. Objetivos Organizacionais: é a situação que a organização deseja alcançar (futuro - visão). É a razão da existência da empresa (finalidade da organização - missão). Consiste no alvo ao qual o sistema é direcionado
Praticas: Case Cacau Show.


Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter

Nenhum comentário:

Postar um comentário