quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cultura organizacional, O Papel da Comunicação, Liderança, Motivação e Satisfação no trabalho.


3- Cultura organizacional, O Papel da Comunicação, Liderança, Motivação e Satisfação no trabalho.

Cultura organizacional: é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros, para que eles atuem de modo unido frente aos objetivos organizacionais. Ou seja: suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas, sistemas, jargões…. Fatores da cultura organizacional: Comunicação, Processo produtivo, Qualidade e Relações interpessoais. O cultura organizacional serve para solucionar problemas de integração interna e adaptação externa da empresa.

Clima organizacional: é a percepção dos funcionários sobre a organização em que trabalham. É toda a sensação que temos ao “ler o ambiente” em que trabalhamos. Clima - Ambiente leve, pesado, tenso...Se refere ao estado de espírito da organização.

Empowerment: é dar autonomia aos colaboradores. É a delegação de poder ao funcionário – gerando maior autoridade e aumento de responsabilidade.

Comunicação: a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. A comunicação organizacional melhora o entendimento, aumenta a eficiência, a satisfação e a qualidade das relações interpessoais. É o ato de compartilhar informações, qualquer ideia ou pensamento, com outra pessoa, emitindo uma mensagem para outra e se fazendo ser entendido.

Liderança: O papel dos líderes é lembrar o time para onde o barco está rumando, se o percurso final mudou e quais são as novas rotas. Ou seja, manter a equipe atualizada sobre tudo que está acontecendo, além de motivar a equipe. Líder é o que aconselha, inspira entusiasmo.
Chefe: tem um status de cargo na linha hierárquica. É aquele que se baseia na autoridade.

Motivação: decorre das razões de conduta de comportamento. É um fator essencial para o crescimento mental, social e profissional do indivíduo. É a motivação que leva as pessoas a agirem em direção aos objetivos e que as mantêm persistentes para alcançá-los. Motivação intrínseca: motivação própria do indivíduo. Motivação extrínseca: a motivação é vinda por meios externos ao indivíduo, para obtenção de recompensas e reconhecimento.

Satisfação no Trabalho: é o estado emocional agradável resultante da avaliação do próprio trabalho como realizador ou facilitador. Insatisfação no trabalho: é o estado emocional desagradável resultante da avaliação do próprio trabalho como frustrante ou bloqueador.

Síntese aula 3:

Cultura organizacional: é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros, para que eles atuem de modo unido frente aos objetivos organizacionais. Clima organizacional: é a percepção dos funcionários sobre a organização em que trabalham. Empowerment: é dar autonomia aos colaboradores. Comunicação é uma habilidade fundamental para qualquer gestor, tendo quatro funções básicas de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Líder é o que aconselha, inspira entusiasmo. É responsável pela manutenção da motivação e da influência sobre os funcionários de modo a alcançar os objetivos predefinidos pela organização. Motivação: é o processo pelo qual um conjunto de motivos ou razões induz, explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento, e pode ser intrínseca (do indivíduo) ou extrínseca (provocada pelo ambiente ou estimulada pelo líder). Decorre das razões de conduta de comportamento. Satisfação é o estado emocional agradável resultante da avaliação do próprio trabalho como realizador ou facilitador da realização dos seus valores de trabalho.

Praticas: Case Google, Case Sas

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter

Nenhum comentário:

Postar um comentário