quarta-feira, 30 de maio de 2018

Eficiência, Integração Vertical e Padronização

2- Eficiência, Integração Vertical e Padronização

Eficiência: é fazer certo as coisas. Tem foco nos meios e métodos. É produzir mais com menor custo.

Benchmarking:  é o processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O benchmarking traduz-se, então num processo através do qual observa-se, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994), passando pelas operações (Shetty, 1993).

Integração Vertical: integração de diferentes tipos de empresas abaixo de um mesmo dono. Exemplo: produção, vendas, marketing, distribuição. Companhias verticalmente integradas são unidas através de uma hierarquia e partilham um dono comum. Normalmente, cada membro (empresa) da hierarquia produz um produto diferente e os produtos combinados satisfazem uma necessidade.

     Core Competence: designa a principal competência da empresa, ou seja, o que torna a empresa realmente única e diferente. Em outras palavras, uma competência chave que desempenha papel fundamental para seu crescimento, desenvolvimento e estabelecimento diante dos clientes. Podem ser Sustentáveis = longo prazo ou Transitórias = pouco tempo seguindo tendências de mercado

     Integração vertical à Jusante (para a frente ou para poente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Exemplo: Fábrica de carros que tem a sua loja de vendas.

     Integração vertical à Montante (para trás ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que produzem componentes (inputs) dos seus produtos. Exemplo: Fábrica de carros que também produz o pneu.

Padronização: Padronização ou normalização (ou normatização) é o processo de desenvolvimento participativo e implementação de normas técnicas. A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço. É a aplicação de padrões objetivando redução de custos, uniformidade e para ganhar eficiência. Commodities (para a professora) é a padronização do mundo globalizado. A meta da padronização é a garantia da qualidade. Padronização de Taylor: linha de montagem. Padronização burocrática: normas e papelada


Síntese aula 2:
Eficiência: Fazer certo as coisas, Foco nos meios e métodos. Benchmarking: busca das melhores práticas em outras organizações, observa-se, aprende e melhora, aplicando as melhorias em sua organização. Integração Vertical: integração de diferentes tipos de empresas abaixo de um mesmo dono, podendo ser à jusante- a frente ou à montante – para trás ou para nascente. Core Competence: qual é a sua especialidade da empresa, no que a empresa realmente é boa, seu diferencial, sendo sustentável quando apresenta longo prazo e transitória quando a curto prazo. Padronização: É a aplicação de padrões objetivando redução de custos e uniformidade.

Praticas: Case integração vertical e padronização das empresas: Mc Donald’s, Burguer King, Grupo Martins e Correios.

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário