domingo, 3 de junho de 2018

Ambiente organizacional, Stakeholders e Sustentabilidade

6- Ambiente organizacional, Stakeholders e Sustentabilidade

Ambiente organizacional: é todo fenômeno ou elemento externo que influencia a organização. É o conjunto de tendências, instituições e forças, externas e internas à organização, que podem influenciar seu desempenho. Ambiente interno: refere a pontos fortes e fracos dentro da organização, que podem ser localizados em diferentes áreas internas da organização como os recursos humanos, o ambiente físico e tecnologico, a cadeia de comando o grau de centralização, o posicionamento do marketing... (SOBRAL & PECI 2013, Pág. 73). Ambiente externo operacional (específico): ligado direto à organização. São forças que interferem na organização. Concorrentes, governo, clientes, fornecedores, sindicatos.(A professora chamou de força e ambiente interno da organização, apesar de no material trazer como ambiente externo operacional/ específico, qual seguir?) Ambiente externo contextual (geral): são forças externas que modelam o ambiente. As organizações não tem controle sobre a ação delas.são elas ambientais, demográficas e culturais, internacionais, políticas, econômicas e tecnológicas. Organização: é moldada pelo ambiente em que se insere. Ambiente: pode ser moldado pelas organizações.

Stakeholders: Todos que estão envolvidos na cadeia de valor da organização. São grupos de pessoas ou organizações que têm expectativas, participação ou interesse em quão eficazmente age a organização. Exemplo: Fornecedor, cliente, funcionário, governo, acionista... Stakeholders internos: influenciam diretamente os recursos de uma organização e estão mais próximos dela. Gerentes, funcionários, acionistas, diretoria... Stakeholders externos: são pessoas que não são proprietários da organização, não são empregados dela, mas tem alguma expectativa ou interesse nela. (JONES 2010, pág.25) Fazem parte do ambiente operacional da organização. Governo, fornecedores, clientes, mídia....

Sustentabilidade: desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que pode ser continuado. É capaz de satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades. O cerne do pensamento do desenvolvimento sustentável reside em três dimensões principais: ambiental, econômica e social.


Síntese aula 6
Ambiente organizacional: é todo fenômeno ou elemento externo que influencia a organização. Ambiente interno: são diferentes áreas internas da organização, Rh, marketing, financeiro... Ambiente externo operacional (específico): ligado direto à organização. Clientes, Fornecedores, Governo.... Ambiente externo contextual (geral): são forças externas que modelam o ambiente organizacional. Economia, cultura, política, eventos internacionais... Organização: é moldada pelo ambiente em que se insere. Ambiente: pode ser moldado pelas organizações. Stakeholders: grupos, organizações ou indivíduos interessados nas ações de uma empresa e que podem influenciá-la. Stakeholders internos: influenciam diretamente os recursos de uma organização. Stakeholders externos: Fazem parte do ambiente operacional da organização. Sustentabilidade: desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que pode ser continuado.


Praticas: Case Danone, Case Vale, Case Tetra Pak

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter

Nenhum comentário:

Postar um comentário