quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cultura organizacional, O Papel da Comunicação, Liderança, Motivação e Satisfação no trabalho.


3- Cultura organizacional, O Papel da Comunicação, Liderança, Motivação e Satisfação no trabalho.

Cultura organizacional: é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros, para que eles atuem de modo unido frente aos objetivos organizacionais. Ou seja: suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas, sistemas, jargões…. Fatores da cultura organizacional: Comunicação, Processo produtivo, Qualidade e Relações interpessoais. O cultura organizacional serve para solucionar problemas de integração interna e adaptação externa da empresa.

Clima organizacional: é a percepção dos funcionários sobre a organização em que trabalham. É toda a sensação que temos ao “ler o ambiente” em que trabalhamos. Clima - Ambiente leve, pesado, tenso...Se refere ao estado de espírito da organização.

Empowerment: é dar autonomia aos colaboradores. É a delegação de poder ao funcionário – gerando maior autoridade e aumento de responsabilidade.

Comunicação: a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. A comunicação organizacional melhora o entendimento, aumenta a eficiência, a satisfação e a qualidade das relações interpessoais. É o ato de compartilhar informações, qualquer ideia ou pensamento, com outra pessoa, emitindo uma mensagem para outra e se fazendo ser entendido.

Liderança: O papel dos líderes é lembrar o time para onde o barco está rumando, se o percurso final mudou e quais são as novas rotas. Ou seja, manter a equipe atualizada sobre tudo que está acontecendo, além de motivar a equipe. Líder é o que aconselha, inspira entusiasmo.
Chefe: tem um status de cargo na linha hierárquica. É aquele que se baseia na autoridade.

Motivação: decorre das razões de conduta de comportamento. É um fator essencial para o crescimento mental, social e profissional do indivíduo. É a motivação que leva as pessoas a agirem em direção aos objetivos e que as mantêm persistentes para alcançá-los. Motivação intrínseca: motivação própria do indivíduo. Motivação extrínseca: a motivação é vinda por meios externos ao indivíduo, para obtenção de recompensas e reconhecimento.

Satisfação no Trabalho: é o estado emocional agradável resultante da avaliação do próprio trabalho como realizador ou facilitador. Insatisfação no trabalho: é o estado emocional desagradável resultante da avaliação do próprio trabalho como frustrante ou bloqueador.

Síntese aula 3:

Cultura organizacional: é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros, para que eles atuem de modo unido frente aos objetivos organizacionais. Clima organizacional: é a percepção dos funcionários sobre a organização em que trabalham. Empowerment: é dar autonomia aos colaboradores. Comunicação é uma habilidade fundamental para qualquer gestor, tendo quatro funções básicas de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Líder é o que aconselha, inspira entusiasmo. É responsável pela manutenção da motivação e da influência sobre os funcionários de modo a alcançar os objetivos predefinidos pela organização. Motivação: é o processo pelo qual um conjunto de motivos ou razões induz, explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento, e pode ser intrínseca (do indivíduo) ou extrínseca (provocada pelo ambiente ou estimulada pelo líder). Decorre das razões de conduta de comportamento. Satisfação é o estado emocional agradável resultante da avaliação do próprio trabalho como realizador ou facilitador da realização dos seus valores de trabalho.

Praticas: Case Google, Case Sas

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Eficiência, Integração Vertical e Padronização

2- Eficiência, Integração Vertical e Padronização

Eficiência: é fazer certo as coisas. Tem foco nos meios e métodos. É produzir mais com menor custo.

Benchmarking:  é o processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O benchmarking traduz-se, então num processo através do qual observa-se, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994), passando pelas operações (Shetty, 1993).

Integração Vertical: integração de diferentes tipos de empresas abaixo de um mesmo dono. Exemplo: produção, vendas, marketing, distribuição. Companhias verticalmente integradas são unidas através de uma hierarquia e partilham um dono comum. Normalmente, cada membro (empresa) da hierarquia produz um produto diferente e os produtos combinados satisfazem uma necessidade.

     Core Competence: designa a principal competência da empresa, ou seja, o que torna a empresa realmente única e diferente. Em outras palavras, uma competência chave que desempenha papel fundamental para seu crescimento, desenvolvimento e estabelecimento diante dos clientes. Podem ser Sustentáveis = longo prazo ou Transitórias = pouco tempo seguindo tendências de mercado

     Integração vertical à Jusante (para a frente ou para poente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Exemplo: Fábrica de carros que tem a sua loja de vendas.

     Integração vertical à Montante (para trás ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que produzem componentes (inputs) dos seus produtos. Exemplo: Fábrica de carros que também produz o pneu.

Padronização: Padronização ou normalização (ou normatização) é o processo de desenvolvimento participativo e implementação de normas técnicas. A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço. É a aplicação de padrões objetivando redução de custos, uniformidade e para ganhar eficiência. Commodities (para a professora) é a padronização do mundo globalizado. A meta da padronização é a garantia da qualidade. Padronização de Taylor: linha de montagem. Padronização burocrática: normas e papelada


Síntese aula 2:
Eficiência: Fazer certo as coisas, Foco nos meios e métodos. Benchmarking: busca das melhores práticas em outras organizações, observa-se, aprende e melhora, aplicando as melhorias em sua organização. Integração Vertical: integração de diferentes tipos de empresas abaixo de um mesmo dono, podendo ser à jusante- a frente ou à montante – para trás ou para nascente. Core Competence: qual é a sua especialidade da empresa, no que a empresa realmente é boa, seu diferencial, sendo sustentável quando apresenta longo prazo e transitória quando a curto prazo. Padronização: É a aplicação de padrões objetivando redução de custos e uniformidade.

Praticas: Case integração vertical e padronização das empresas: Mc Donald’s, Burguer King, Grupo Martins e Correios.

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter 

terça-feira, 29 de maio de 2018

Definição Administração, Visão Geral PODC, Organização Formal e Racionalidade Administrativa


Rota 1 – Definição Administração, Visão Geral PODC, Organização Formal e Racionalidade Administrativa

Administração é o ato de governar, exercer autoridade e dispor de um conjunto de bens de uma instituição ou nação. É um processo que consiste nas atividades (funções) de planejamento, organização, direção e controle, visando alcançar os objetivos por meio de pessoas, recursos e materiais.

Planejamento é o ato de olhar e pensar no futuro. É executado no presente e o resultado é focado no futuro. É avaliar e determinar o que será feito e como será feito. É definir objetivos, estimar tendências e acontecimentos prováveis, definir métodos para alcançar os objetivos (Por que, quando, Onde, Como, O quê, Quanto). Aqui se tomam decisões.

Organização é a ação organizativa (estrutural). É a distribuição das tarefas, da autoridade e dos recursos entre os membros da organização para que se alcancem os objetivos da empresa. Também é a organização física do espaço, equipamentos e recursos. (Visa o momento Presente). Determina o organograma.

Direção é a ação de guiar (Liderar). É uma função de ação. Liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades, além de escolher o tipo de  comunicação mais viável e proporcionar a solução de problemas entre seus subordinados. A direção é uma função relacionada com a tomada de decisões e responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento. O líder tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade e no qual os trabalhadores se sintam satisfeitos. (Visa o momento Presente).
Princípios da Direção: Unidade de comando (cada subordinado tem seu superior); Delegação (tarefas e responsabilidades designadas); Amplitude de controle (limita a quantidade de membros supervisionados por cada líder);  Coordenação ou Relações Humanas (trata dos esforços individuais para alcançar um objetivo) - Segundo CHIAVENATO, 2014.

Controle: Faz o controle das atividades, métodos e alcance dos objetivos. Monitoramento e avaliação do desempenho da organização na comparação destes com os objetivos estipulados no planejamento e correção dos desvios que sejam verificados no processo. (Visa o momento Passado). Devido a função de controle, a organização se mantém no rumo pretendido ou planeja mudanças.

Organizações formais: existem para atingir a objetivos específicos. Conjunto de pessoas que se organizam formalmente pra realizar um objetivo. As organizações podem ser: empresa, repartição pública, Igreja, fábrica, loja, padaria, ou seja, o todo elemento do sistema social e produtivo que se pretende organizar. São definidos por meio de diretrizes, normas e regulamentos. O termo ‘empresa’ é limitado, pois caracteriza um tipo específico de organização, a de natureza econômica.
Organização social: a estrutura social serve para organizar a conduta humana dentro da coletividade.

Racionalidade utilização da razão/lógica. Uma decisão racional é aquela que não é apenas fundamentada, mas também é ideal para alcançar um objetivo ou resolver um problema. Racionalidade administrativa é o estabelecimento de uma estrutura e de cargos com descrições especificas, que se baseiam na previsibilidade da conduta dos indivíduos. (quem faz o quê?)

Síntese aula 1:
Funções administrativas: Planejamento significa previsão das ações futuras. A organização é a estruturação da rotina organizacional, a direção é sinônimo de mobilização de pessoas (Liderando, motivando ou coordenando-as.) e o controle é o contínuo acompanhamento do processo com vistas a mantê-lo sempre no rumo organizacional. Organização formal é um conjunto de pessoas que se reúnem pra realizar um objetivo podem ser: empresa, repartição pública, Igreja, fábrica, loja, padaria, ou seja, o todo elemento do sistema social e produtivo que se pretende organizar. Racionalidade Administrativa é estabelecimento de uma estrutura e de cargos com descrições especificas.
Práticas: Case Copacabana Palace e Racional engenharia.

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter