O trióxido de diarsênio é um sólido venenoso obtido pela reação do arsênio (As) com o gás oxigênio. Sua entalpia padrão de formação é igual a 660 kJ.mol-1.
Escreva a equação química completa e balanceada da obtenção do trióxido de diarsênio. Em seguida, calcule a quantidade de energia, em quilojoules, liberada na formação desse sólido a partir da oxidação de 1,5 kg de arsênio.
Objetivo: Descrever a obtenção de uma substância por meio de uma equação química e calcular a quantidade de energia liberada em sua formação.
Item do programa: Reações químicas
Subitem do programa: Balanceamento
Item do programa 2: Entalpia e variação de entalpia
Subitem do programa: Calor de formação
Comentário da questão:
O trióxido de diarsênio (As2O3), também conhecido como arsênico, é um sólido branco e tóxico, empregado como veneno. Essa substância pode ser produzida pela queima do elemento químico arsênio (As) em presença de gás oxigênio, como mostra a equação química balanceada:
4 As (s) + 3 O2 (g) 2 As2O3 (s)
Essa reação química é acompanhada por um forte odor de alho.
Como mostra a tabela periódica, 1 mol do elemento químico arsênio corresponde a 75 g, e o trióxido de diarsênio apresenta entalpia padrão de formação de 660 kJ.mol-1. De acordo com a estequiometria da reação, 4 mols de As formam 2 mols de As2O3. Logo:
4 x 75 g de As 2 x 660 kJ de As2O3
1500 g de As X kJ de As2O3
X = 6600 kJ
Portanto, são liberados 6600 kJ de energia na formação do As2O3.
Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário