terça-feira, 28 de outubro de 2014

UERJ 2014 Questões comentadas - 1° fase Questão 51

UERJ 2014 Questões comentadas - 1° fase Questão 51




A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme “A fita branca” e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de 1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte processo histórico:
(A) expansão do comunismo
(B) difusão do etnocentrismo
(C) ascensão do totalitarismo
(D) renascimento do liberalismo

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: Movimentos nacionalistas, rivalidades regionais e étnico-culturais, organização política na formação dos Estados nacionais
Objetivo: Discriminar processo histórico determinante nas sociedades europeias após a Primeira Guerra Mundial.

Comentário da questão:
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) estabeleceu uma nova conjuntura política e cultural para as sociedades europeias, que exerceu influência sobre as diferentes gerações. Muitos viveram a atmosfera de desencanto e de crise que esse conflito de grandes e inesperadas proporções veio a ocasionar, gerando críticas ao liberalismo. Essas críticas se expressaram por meio de concepções extremadas e intolerantes, defensoras do poder ilimitado, para alguns total, que o Estado, como gestor do bem comum, deveria possuir. Nas décadas de 1920 e 1930, projetos totalitaristas, herdeiros dessa conjuntura, surgiram e se difundiram, como o nazismo na Alemanha. A relação entre o nazismo, a Segunda Guerra Mundial e as muitas perseguições étnicas e políticas perpetradas pelo governo de Adolf Hitler permite compreender a expressão “raízes do mal”, utilizada pelo diretor do filme “A fita branca”, em alusão à conjuntura da Primeira Grande Guerra.

Percentual de acertos: 45,67%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Fonte: http://www.revista.vestibular.uerj.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário