sexta-feira, 28 de março de 2014

Vestibular UERJ 2014 - Química - Questão 2 comentada

UERJ Vestibular 2014 - Exame Discursivo de Química - Questão 2 comentada.

A tabela abaixo apresenta o nome de alguns minerais e a fórmula química da substância que constitui cada um deles.
 

Considerando a tabela, apresente o nome do mineral cujo metal no estado fundamental possui quatro elétrons na sua camada de valência. Apresente, também, a fórmula química da substância que contém o metal de maior raio atômico. 

Objetivo: Identificar substâncias com determinadas propriedades eletrônicas e periódicas. 
Item do programa: Átomo
Subitem do programa: Distribuição eletrônica 
Item do programa 2: Classificação periódica dos elementos 
Subitem do programa: Famílias e períodos 
Subitem do programa: Propriedades periódicas

Comentário da questão:
A camada de valência corresponde à camada eletrônica mais externa de um átomo. Ela é determinada a partir da distribuição dos elétrons do átomo e em função de seu conteúdo energético, conforme o diagrama de Pauling.
A seguir estão relacionados o mineral, o metal no estado fundamental presente em cada mineral e a distribuição eletrônica e o número de elétrons na camada de valência do metal. Da análise desses dados, sabe-se que o metal com quatro elétrons no estado fundamental é o chumbo e que o nome do mineral que contém esse metal é cerussita.
Para identificar o metal de maior raio atômico, deve-se, primeiramente, observar o número de camadas ocupadas pelos elétrons. Quanto maior o número de camadas eletrônicas, maior o raio do átomo. Analisando novamente os dados, constata-se que dois dos átomos possuem seis camadas eletrônicas: chumbo (Pb) e bário (Ba).
Para comparar os raios atômicos desses metais, é preciso considerar a carga nuclear, que corresponde a 56 prótons para o bário e a 82 prótons para o chumbo. O maior número de prótons do átomo de chumbo irá exercer maior atração sobre os elétrons, de forma que seu raio atômico será menor que o do bário. Assim, a substância com metal de maior raio atômico tem fórmula BaCO3.

Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário