domingo, 24 de agosto de 2014

Enem 2013 prova 1° dia - Questão 39 comentada.

39 -  
TEXTO I
Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus
primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como
verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em
princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui
duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma
vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a
que até então dera crédito, e começar tudo novamente a
fim de estabelecer um saber firme e inabalável.
DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo:
Abril Cultural, 1973 (adaptado).


TEXTO IIÉ o caráter radical do que se procura que exige a
radicalização do próprio processo de busca. Se todo o
espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que
aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada
pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma
daquelas que foram anteriormente varridas por essa
mesma dúvida.
SILVA, F.L. Descartes. a metafísica da modernidade.
São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam
que, para viabilizar a reconstrução radical do
conhecimento, deve-se
a) retomar o método da tradição para edificar a ciência
com legitimidade.
b) questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias
e concepções.
c) investigar os conteúdos da consciência dos homens
menos esclarecidos.
d) buscar uma via para eliminar da memória saberes
antigos e ultrapassados.
e) encontrar ideias e pensamentos evidentes que
dispensam ser questionados.


Resolução
B - Os textos enfatizam o papel questionador do
cognoscente, que deve deixar de lado toda concepção
anterior, e o termo “radical” empregado no texto II
tem o sentido de raiz, portanto, de profundo.
Descartes introduziu o ceticismo metodológico, que
consiste no exercício de afastar toda dúvida até se
chegar ao conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário