quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

UERJ 2014 - Química - Questão 1 comentada

UERJ Vestibular 2014 - Exame Discursivo de Química - Questão 1 comentada.

O trióxido de diarsênio é um sólido venenoso obtido pela reação do arsênio (As) com o gás oxigênio. Sua entalpia padrão de formação é igual a 660 kJ.mol-1.
Escreva a equação química completa e balanceada da obtenção do trióxido de diarsênio. Em seguida, calcule a quantidade de energia, em quilojoules, liberada na formação desse sólido a partir da oxidação de 1,5 kg de arsênio.
Objetivo: Descrever a obtenção de uma substância por meio de uma equação química e calcular a quantidade de energia liberada em sua formação.
Item do programa: Reações químicas
Subitem do programa: Balanceamento
Item do programa 2: Entalpia e variação de entalpia
Subitem do programa: Calor de formação

Comentário da questão:
O trióxido de diarsênio (As2O3), também conhecido como arsênico, é um sólido branco e tóxico, empregado como veneno. Essa substância pode ser produzida pela queima do elemento químico arsênio (As) em presença de gás oxigênio, como mostra a equação química balanceada:
4  As (s)  +  3  O2  (g)  2  As2O3 (s)
Essa reação química é acompanhada por um forte odor de alho.

Como mostra a tabela periódica, 1 mol do elemento químico arsênio corresponde a 75 g, e o trióxido de diarsênio apresenta entalpia padrão de formação de 660 kJ.mol-1. De acordo com a estequiometria da reação, 4 mols de As formam 2 mols de As2O3. Logo:
4 x 75 g de As   2 x 660 kJ de As2O3
1500 g de As    X   kJ  de As2O3
X =  6600 kJ
Portanto, são liberados 6600 kJ de energia na formação do As2O3.

Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário