quarta-feira, 12 de novembro de 2014

UERJ 2014 Questões comentadas - 2° fase Questão 46

UERJ 2014 Questões comentadas - 2° fase Questão 46
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) conta hoje com a adesão da maioria dos estados-nacionais. O conteúdo desse documento, no entanto, permanece como um ideal a ser alcançado. Observe o que está disposto em seu artigo XV:

Desde a década de 1960, em virtude de conflitos, o direito expresso nesse artigo vem sendo sonegado à maior parte da população pertencente ao seguinte povo e respectivo recorte espacial:
(A) árabe – regiões ocupadas pela Índia
(B) esloveno – distritos anexados pela Sérvia
(C) palestino – territórios controlados por Israel
(D) afegão – províncias dominadas pelo Paquistão

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: Movimentos nacionalistas, rivalidades regionais e étnico-culturais, organização política na formação de Estados-nacionais
Objetivo: Exemplificar contexto socioespacial de supressão do direito de nacionalidade jurídica associado a conflito internacional.

Comentário da questão:
A Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967, teve como consequência o controle por Israel dos territórios palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. A manutenção desse controle espacial pelos israelenses resultou na impossibilidade de acesso à nacionalidade jurídica por parte da população palestina ali existente, uma vez que esse estatuto não lhe foi concedido pelo Estado de Israel, nem existe um Estado palestino formalmente constituído para fazê-lo. Somente os palestinos residentes no território internacionalmente reconhecido como israelense possuem esse vínculo formal a um Estado-nacional, além dos membros desse povo que lograram obter esse direito em algum país que os acolheu.

Percentual de acertos: 77,22%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)
Fonte: http://www.revista.vestibular.uerj.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário