quinta-feira, 13 de novembro de 2014

UERJ 2014 Questões comentadas - 2° fase Questão 48

UERJ 2014 Questões comentadas - 2° fase Questão 48



O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à agua potável e as características do meio natural e de cada sociedade.
Com base no mapa, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado:
(A) Oriente Médio
(B) Ásia Meridional
(C) América Andina
(D) África Subsaariana

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, tempo e espaço
Item do programa: A relação sociedade-natureza e suas dinâmicas
Subitem do programa: Atores sociais, interesses econômicos e disputas políticas na apropriação dos recursos naturais e das fontes de energia
Objetivo: Identificar recorte espacial mundial com acesso restrito da população à água potável.

Comentário da questão:
O acesso de uma dada população à água tratada é o resultado direto de dois conjuntos de fatores: os físicos e os sociais. Por um lado, a disponibilidade física de água potável varia em função das condicionantes naturais, sobretudo as climáticas. Por outro lado, o nível de acesso efetivo dos grupos humanos a esse recurso vital depende de fatores socioeconômicos muito diversificados e que acabam sendo prioritários na definição dessa acessibilidade. Assim, a quantidade de habitantes em relação à disponibilidade hídrica, a qualidade das redes técnicas de tratamento e distribuição da água, o nível de renda dos habitantes e o padrão tecnológico da sociedade são fundamentais para explicar o Índice de Pobreza em Água (IPA). Interpretando o mapa, identifica-se a África Subsaariana como o subcontinente em que há o maior número de países em situação crítica e em situação difícil, no tocante ao acesso à água potável. Considerando que, em várias dessas nações, há elevada quantidade média de água por habitante, reforça-se a centralidade das explicações socioeconômicas para a medição do Índice de Pobreza em Água.

Percentual de acertos: 91,11%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)
Fonte: http://www.revista.vestibular.uerj.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário