UERJ Vestibular 2014 - Exame Discursivo de História - Questão 2 comentada.
De forma especial, queria que esse mandato ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto.
Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o bem aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês.
Papa Francisco
Adaptado de estadão, 28/07/2013
A visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, mobilizou milhares de fiéis, representando valores e práticas do projeto missionário da Igreja Católica para a América Latina. No texto, a menção a José de Anchieta aponta para outra época da ação da Igreja: a colonização da América portuguesa no século XVI.
Explicite o principal objetivo do projeto missionário da Igreja Católica no século XVI. Em seguida, cite uma proposta atual da Igreja Católica associada ao projeto missionário para a América Latina.
Objetivo: Identificar ações e objetivos do projeto missionário da Igreja Católica na atualidade e no contexto do início da colonização portuguesa na América.
Item do programa: Os processos de conquista e colonização europeia na América, África e Ásia
Subitem do programa: Resistências, assimilações culturais e conflitos étnicos
Item do programa 2: Globalização e antiglobalização
Subitem do programa: Secularização, religiosidade e fundamentalismo
Comentário da questão:
Como instituição religiosa, a Igreja Católica desempenhou e ainda desempenha papel de destaque nas práticas sociais e culturais de diversas sociedades. No processo de conquista e colonização da América portuguesa, no século XVI, a Igreja Católica, por meio de suas ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, atuou decisivamente para expansão do Império Ultramarino Lusitano.
A catequese e "conversão" das populações nativas à fé cristã complementaram os esforços de controle e ocupação dos territórios coloniais.
Na atualidade, a ação missionária da Igreja Católica na América Latina se pauta na reação à expansão de religiões evangélicas e se vale de ações como a realização de eventos mobilizadores de grandes contingentes de fiéis, como as Jornadas Mundiais da Juventude; o apelo à participação dos jovens na difusão de práticas catequistas e em práticas sociais inclusivas; a aproximação da Igreja de populações pobres e marginalizadas; o uso dos meios de comunicação de massa para a difusão da fé católica.
Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário