quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

UERJ 2014 - Biologia - Questão 1 comentada

UERJ Vestibular 2014 - Exame Discursivo de Biologia - Questão 1 comentada.

Uma das consequências do processo de envelhecimento da população é a maior ocorrência de doenças como a osteoporose, um desequilíbrio no metabolismo do cálcio que resulta em fragilidade óssea. Em mulheres, a osteoporose está relacionada à diminuição da produção de hormônios ovarianos.
Identifique o hormônio ovariano envolvido no metabolismo do cálcio. Em seguida, nomeie a célula óssea estimulada por esse hormônio. Indique, ainda, a função dessa célula na manutenção da homeostase do esqueleto.

Objetivo: Identificar o hormônio esteroide envolvido na fisiologia óssea, bem como o tipo celular por ele estimulado e sua função no metabolismo ósseo.
Item do programa: Metabolismo

Subitem do programa: Tipos e funções dos hormônios animais e vegetais
Item do programa 2: Multiceluraridade
Subitem do programa: Classificação, estrutura e funções dos tecidos animais e vegetais

Comentário da questão:
Os ossos do corpo são contínua e dinamicamente remodelados, e a participação das células denominadas osteoblastos nesse processo consiste na captação de íons cálcio circulante e em sua posterior deposição na matriz óssea, formando tecido novo. O hormônio ovariano estrogênio desempenha papel fundamental no crescimento e na manutenção da homeostase do esqueleto, pois estimula os osteoblastos, prevenindo a perda de massa óssea.

Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário