terça-feira, 14 de outubro de 2014

Enem 2013 - Proposta de Redação comentada

Enem 2013 - Proposta de Redação comentada

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada a uso de álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

Disponível em:www.dprf.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

LEI SECA EM NÚMEROS

Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br.

Acesso em: 20 jun. 2013. (adaptado).

Repulsão magnética a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetivos de experimento para confirmar essa proposta.

A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opcão para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo.

Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br.

Acesso em: 20 jun. 2013. (adaptado).

Comentário à proposta de Redação:

"Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil" foi o tema proposto, a ser desenvolvido numa dissertação argumentativa. Ofereceram-se quatro textos motivadores ao candidato, os quais deveriam nortear suas reflexões acerca do assunto.

O primeiro trazia informações sobre o objetivo da Lei Seca, a saber, "alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção". Já o segundo texto expunha determinada campanha do governo federal advertindo o cidadão da gravidade de dirigir alcoolizado.

O terceiro texto consistia num gráfico mostrando os efeitos da Lei Seca "em números", indicando tanto a redução de hospitalizações quanto a de vítimas de acidentes fatais, além de destacar a aprovação quase unânime do uso dos bafômetros.

O último texto relatava uma experiência feita por uma agência de comunicação mineira, que inseriu, de maneira imperceptível, ímãs nas bolachas de papelão que serviam como descanso para os copos de chope, nas quais havia, de um lado, a opção "dirigir", e de outro, "chamar um táxi". A intenção era transmitir, no momento do consumo, a mensagem de que bebida alcoólica e direção seriam incompatíveis, apresentando como alternativa o desenho de um táxi.

Para além de reconhecer, ainda que de forma relativa, os efeitos positivos da Lei Seca, o candidato poderia destacar a inconsequência de boa parte dos motoristas brasileiros no que diz res-

peito a dirigir depois de beber, buscando formas de driblar, por meio das redes sociais, a fiscalização - ainda precária - dos policiais, fazendo assim prevalecer o descaso com a lei. As razões desse comportamento desrespeitoso também estariam na impunidade que persiste quando se flagram motoristas embriagados, alguns dos quais depois de terem atropelado e até matado uma ou mais pessoas. O simples pagamento de uma fiança e a apreensão da carteira de habilitação, seguidos da liberação do motorista, resumiriam, ao menos num primeiro momento, a penalidade aplicada ao infrator. Essa suposta condescendência, prevista pela Lei, retiraria a seriedade da punição, que, deixando de ser exemplar, não conseguiria inibir os motoristas.

Na conclusão de seu texto, entre as propostas de intervenção a serem apresentadas, caberia sugerir o endurecimento da Lei Seca, diminuindo a tolerância com motoristas irresponsáveis, além de ampliar a fiscalização por meio de blitze. Um maior número de campanhas institucionais, advertindo sobre a gravidade da direção sob o efeito etílico, também seria recomendável. No que diz respeito ao cidadão, seria apropriado ressaltar a relevância de seu papel, uma vez que motoristas bem educados, que valorizam a própria vida e por conseguinte a vida alheia, teriam o dever de assumir o volante com a total consciência de sua responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário