terça-feira, 29 de maio de 2018

Definição Administração, Visão Geral PODC, Organização Formal e Racionalidade Administrativa


Rota 1 – Definição Administração, Visão Geral PODC, Organização Formal e Racionalidade Administrativa

Administração é o ato de governar, exercer autoridade e dispor de um conjunto de bens de uma instituição ou nação. É um processo que consiste nas atividades (funções) de planejamento, organização, direção e controle, visando alcançar os objetivos por meio de pessoas, recursos e materiais.

Planejamento é o ato de olhar e pensar no futuro. É executado no presente e o resultado é focado no futuro. É avaliar e determinar o que será feito e como será feito. É definir objetivos, estimar tendências e acontecimentos prováveis, definir métodos para alcançar os objetivos (Por que, quando, Onde, Como, O quê, Quanto). Aqui se tomam decisões.

Organização é a ação organizativa (estrutural). É a distribuição das tarefas, da autoridade e dos recursos entre os membros da organização para que se alcancem os objetivos da empresa. Também é a organização física do espaço, equipamentos e recursos. (Visa o momento Presente). Determina o organograma.

Direção é a ação de guiar (Liderar). É uma função de ação. Liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades, além de escolher o tipo de  comunicação mais viável e proporcionar a solução de problemas entre seus subordinados. A direção é uma função relacionada com a tomada de decisões e responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento. O líder tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade e no qual os trabalhadores se sintam satisfeitos. (Visa o momento Presente).
Princípios da Direção: Unidade de comando (cada subordinado tem seu superior); Delegação (tarefas e responsabilidades designadas); Amplitude de controle (limita a quantidade de membros supervisionados por cada líder);  Coordenação ou Relações Humanas (trata dos esforços individuais para alcançar um objetivo) - Segundo CHIAVENATO, 2014.

Controle: Faz o controle das atividades, métodos e alcance dos objetivos. Monitoramento e avaliação do desempenho da organização na comparação destes com os objetivos estipulados no planejamento e correção dos desvios que sejam verificados no processo. (Visa o momento Passado). Devido a função de controle, a organização se mantém no rumo pretendido ou planeja mudanças.

Organizações formais: existem para atingir a objetivos específicos. Conjunto de pessoas que se organizam formalmente pra realizar um objetivo. As organizações podem ser: empresa, repartição pública, Igreja, fábrica, loja, padaria, ou seja, o todo elemento do sistema social e produtivo que se pretende organizar. São definidos por meio de diretrizes, normas e regulamentos. O termo ‘empresa’ é limitado, pois caracteriza um tipo específico de organização, a de natureza econômica.
Organização social: a estrutura social serve para organizar a conduta humana dentro da coletividade.

Racionalidade utilização da razão/lógica. Uma decisão racional é aquela que não é apenas fundamentada, mas também é ideal para alcançar um objetivo ou resolver um problema. Racionalidade administrativa é o estabelecimento de uma estrutura e de cargos com descrições especificas, que se baseiam na previsibilidade da conduta dos indivíduos. (quem faz o quê?)

Síntese aula 1:
Funções administrativas: Planejamento significa previsão das ações futuras. A organização é a estruturação da rotina organizacional, a direção é sinônimo de mobilização de pessoas (Liderando, motivando ou coordenando-as.) e o controle é o contínuo acompanhamento do processo com vistas a mantê-lo sempre no rumo organizacional. Organização formal é um conjunto de pessoas que se reúnem pra realizar um objetivo podem ser: empresa, repartição pública, Igreja, fábrica, loja, padaria, ou seja, o todo elemento do sistema social e produtivo que se pretende organizar. Racionalidade Administrativa é estabelecimento de uma estrutura e de cargos com descrições especificas.
Práticas: Case Copacabana Palace e Racional engenharia.

Matéria: Administração e gestão: conceitos e aplicações. Uninter

Nenhum comentário:

Postar um comentário